O colesterol é uma substância semelhante à cera que está presente nas membranas celulares dos tecidos do corpo e é transportada no plasma sanguíneo. É um esterol; uma combinação de álcool e esteróide e também é chamada de placa aterosclerótica. O corpo necessita de colesterol para formar e sustentar as membranas celulares, ajudar na produção de bile e auxiliar no metabolismo das vitaminas lipossolúveis.

Com o tempo, o colesterol se acumula nas paredes das artérias e essa condição é conhecida como aterosclerose. Pensava-se que a aterosclerose era uma aflição dos idosos até a década de 1950, quando patologistas americanos foram enviados à Coréia pelo Pentágono para estudar os corpos de militares que morreram durante o conflito. Eles autopsiaram cerca de 2.000 soldados e descobriram que aproximadamente 75% tinham depósitos amarelos e cerosos nas paredes de suas artérias; uma estatística chocante considerando a idade média dos soldados era de 21 anos. Suas descobertas surpreenderam a comunidade científica, pois destacaram o aparecimento de doenças cardíacas em muito jovens.

Colesterol LDL e HDL

Existem dois tipos diferentes de colesterol; lipoproteínas de baixa densidade (LDL) e lipoproteínas de alta densidade (HDL). O HDL é comumente conhecido como colesterol ‘bom’ e o LDL é reconhecido como colesterol ‘ruim’. O LDL tem sido marcadamente associado a doenças cardíacas, enquanto o HDL é pensado para reduzir a chance de um ataque cardíaco. Estima-se que aproximadamente 25% dos americanos estão em risco de doença cardíaca devido à aterosclerose, e cerca de 10% têm níveis tão altos que os médicos não têm escolha a não ser prescrever medicamentos redutores de colesterol.

Alimentos que reduzem o colesterol LDL

Há uma série de alimentos como o pudim de geladeira que se acredita reduzir significativamente o colesterol LDL. Diz-se que os alimentos ricos em fibras são particularmente benéficos e não apenas reduzem o colesterol “ruim”, mas também ajudam o intestino a funcionar adequadamente, diminuindo o risco de câncer de cólon e intestino. Existem muitos outros alimentos que podem ajudar o corpo a lutar contra esses depósitos perigosos.

  • Alimentos ricos em fibras, principalmente farelo de aveia, cevada e farelo de trigo. Eles podem ser consumidos como cereal no café da manhã e polvilhados em outros alimentos. A cevadinha pode ser adicionada a sopas. Maçãs e peras também possuem quantidades consideráveis ​​de fibra solúvel e devem ser consumidas diariamente
  • Feijões e leguminosas são ricos em fibras e com baixo teor de gordura. Eles também contêm lecitina, um nutriente que reduz o colesterol. Tente incorporar rim, fava, borlotti e outros alimentos integrais secos em sua dieta; existem muitos tipos diferentes de lentilhas e leguminosas que ficam deliciosas em sopas e ensopados
  • Abacate contém quantidades prolíficas de gordura monoinsaturada, que ajuda a reduzir o colesterol LDL e tem muitos outros benefícios para a saúde, incluindo propriedades anticancerígenas
  • Cenouras cruas são ricas em uma fibra chamada pectina, conhecida por minimizar o colesterol. Há uma série de frutas que também contêm pectina, incluindo; maçãs, frutas cítricas, morangos, framboesas e outras frutas vermelhas ou pretas
  • Cogumelos Shitake são amplamente usados ​​pelos japoneses e incluem um composto chamado lentinan, que não apenas reduz o colesterol, mas também é considerado anticancerígeno e pode ajudar a fortalecer o sistema imunológico

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  • Alho é um superalimento e é bem conhecido por suas propriedades para afinar o sangue. Ele também contém uma substância alicina que se acredita impedir que o corpo retenha o colesterol LDL e pesquisas mostraram que o equivalente a um dente por dia pode diminuir o colesterol “ruim” em 10-15% na maioria das pessoas
  • Raiz de gengibre tem sido usada na medicina chinesa há séculos e tem inúmeros benefícios para a saúde. Pode ser adicionado a refogados (usando óleo de gergelim saudável) e outros pratos de vegetais
  • Nozes são naturalmente ricas em ácidos graxos ômega-3 e são conhecidas por reduzir significativamente o colesterol no sangue; nozes, nozes, avelãs e amêndoas são especialmente benéficas
  • Sementes de gergelim são ricas em fitoesteróis. Diz-se que esses compostos diminuem substancialmente o colesterol LDL. Outros alimentos que contêm fitoesteróis incluem; aipo, alface, aspargos, espinafre, tomate, gengibre, abóbora e morangos
  • Açafrão, canola, soja e azeite são monoinsaturados e são uma excelente fonte de ácidos graxos ômega-3. Pesquisas indicam que eles podem diminuir a placa aterosclerótica em até 15% quando consumidos regularmente
  • Salmão, atum, sardinha e cavala contêm quantidades consideráveis ​​de ácidos graxos ômega-3, que trazem muitos benefícios à saúde e são essenciais para o funcionamento do cérebro e dos olhos
  • As ameixas secas são uma fonte maravilhosa de antioxidantes e fibras, que são conhecidas por reduzir o colesterol LDL
  • Rebentos de alfafa contêm uma substância chamada saponina, que se acredita obstruir e inibir a formação de placas ateroscleróticas nas artérias

Se você tem colesterol alto ou uma tendência familiar para a aterosclerose, é melhor evitar alimentos processados, pudim de leite condensado de geladeira ​​e preparados, frituras, alimentos que contenham gorduras animais ou produtos de origem animal, laticínios com alto teor de gordura e alimentos que contenham gordura saturada ou gordura trans. A pesquisa revelou que a chave para reduzir o colesterol LDL é uma dieta saudável e equilibrada que incorpora muita fibra solúvel e pelo menos cinco porções de frutas ou vegetais por dia. Isso combinado com exercícios cardiovasculares regulares deve ajudar a manter o coração saudável e fornecer vários outros benefícios à saúde.