Se você está procurando o Site do Ellas Massagistas, a massagem terapêutica praticamente nunca será sua resposta. É simples assim. Embora existam cenários específicos em que receber uma massagem é apropriado, não podemos ver isso como uma estratégia de reabilitação. Existem várias razões pelas quais esta intervenção é superestimada, mas o ponto mais crítico é que crescemos dependentes de uma solução que não vai à raiz do problema.

Se você adora massagens, este post não tem o objetivo de desencorajá-lo a marcar sua próxima consulta. Eu também tive experiências maravilhosas quando utilizei a massagem terapêutica da maneira certa. Eu estaria prestando um péssimo serviço a todos, no entanto, se as limitações desse serviço não fossem claramente definidas.

Se você está lutando contra uma dor física, seja crônica ou aguda, há esperança para você. Saiba que sua solução raramente será encontrada em uma mesa de massagem.

Por que a massagem terapêutica é superestimada para o alívio da dor

Antes de prosseguirmos, quero delinear algumas áreas em que a massagem terapêutica é uma solução eficaz. Se você quer ter um tempo para ficar atento e relaxar, fazer uma massagem é uma ótima opção. Se você deseja se recuperar temporariamente de um grande evento esportivo ou corrida, a terapia manual pode ajudá-lo nesse processo. Além disso, se você estiver com dor extrema e tiver acesso rápido a um terapeuta, eles podem ajudá-lo a iniciar o caminho da recuperação. O segredo de tudo isso é saber que, quando se trata de uma recuperação adequada da dor, não será uma solução sustentável.

Mais uma vez, só para esclarecer … Não tenho absolutamente nada contra massoterapeutas como cinesiologista. Pode até haver cenários muito (muito) específicos em que a terapia manual pode ser uma forma sólida de tratamento. Como um corpo de profissionais de saúde, no entanto, é tão importante que todos nós façamos o que é melhor para nossos pacientes. Infelizmente, a massagem terapêutica não está no topo dessa lista, nem perto disso.

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Agora que isso está fora do caminho, tenho certeza que você está curioso para saber por que eu vim e disse esta declaração ousada. É apropriado que comecemos falando sobre dor por um momento. Esta é a produção infame que seu cérebro produz com base em dois elementos-chave: emoções e memórias anteriores. É extremamente complexo e quase sempre multifatorial, o que significa que seu trabalho, família, saúde, níveis de estresse, etc … podem muito bem estar desempenhando um papel importante.

É aqui que erramos com a massagem terapêutica. Receber uma massagem é mágico … por um breve período de tempo. Como é um estímulo não doloroso, tem a capacidade de fechar as portas nervosas às entradas dolorosas, fazendo você se sentir consideravelmente melhor por um tempo.

A massagem terapêutica atua como um inibidor de curto prazo da dor, mas a entrada dolorosa subjacente ainda está lá. Pense nisso como aplicar continuamente um band-aid em um ferimento grave.

Há muito poucas evidências de que o trabalho com tecidos profundos vá beneficiar sua lesão musculoesquelética a longo prazo. Por um lado, esta é uma abordagem tão passiva quanto possível. Você não está melhorando a força, estabilidade ou funcionalidade do site porque não está sendo ativo em sua própria recuperação por meio de exercícios, fisioterapia ou outras intervenções no estilo de vida. Embora a massagem possa aumentar o oxigênio e o fluxo sanguíneo para os tecidos, os exercícios são muito mais eficazes nisso.

Em segundo lugar, colocar todos os seus ovos na cesta de terapia de massagem teria o custo de ignorar completamente a complexidade da dor. Existem muitos casos em que a sua dor física não é motivada por uma causa “física”. Por exemplo, talvez sua solução seja abordar sua higiene do sono, saúde ocupacional ou nutrição.

Embora esse benefício de curto prazo possa parecer inofensivo, nossas expectativas irrealistas da massagem terapêutica fazem com que este tratamento seja extremamente prejudicial. Se você está desesperado para encontrar o alívio da dor, experimentará um curto período de consolo por meio da massagem. Esse benefício de curto prazo nunca será suficiente, mas você sempre vai querer voltar para mais por causa da maneira como você se sentiu temporariamente. Este ciclo começará a informar a seu cérebro que você sentirá dor, a menos que essa necessidade seja saciada. Antes que você perceba, você é completamente dependente de um terapeuta que provavelmente não tem as ferramentas para levá-lo à raiz do problema.

Se você deseja maximizar sua reabilitação, você precisa estar no assento do motorista.

O que você pode fazer para encontrar alívio

Não seria certo parar por aqui e não dar a você nenhuma solução. Observe que este processo é um pouco mais complicado, pois cada indivíduo e cada situação variam. Embora eu não afirme que o conselho abaixo garantirá a recuperação para todos vocês, lidar com esses hábitos sem dúvida fará a diferença de uma forma ou de outra.

Novamente, isso é sobre deixar VOCÊ estar no controle, então reserve um tempo para pensar sobre quais áreas você precisa abordar em sua situação específica. Seu processo pode muito bem exigir a ajuda de um profissional, mas sempre assegure-se de que ambas as partes estejam trabalhando incansavelmente para obter opções independentes de alívio da dor. Vou manter esta lista bastante sucinta, então se você estiver procurando mais recursos para o alívio da dor, você está coberto aqui.

Lidando com a dor por meio de uma abordagem independente e multifatorial:

Ajuste sua higiene do sono com a meta de 7–9 horas por noite com um tempo consistente para acordar e dormir.

Melhore os hábitos de nutrição e hidratação. Talvez você precise visitar um nutricionista ou um personal trainer experiente.

Reflita sobre seus estressores sociais e ocupacionais. Quais são necessárias e quais áreas você pode eliminar de sua vida?

Trate de quaisquer traumas graves ou danos emocionais que você esteja carregando, consultando um conselheiro profissional ou assistente social.

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Procure um médico ou fisioterapeuta qualificado que possa lhe dizer mais sobre sua dor de maneira empática e educada.

E, claro … se a sua dor é causada por danos nos tecidos, trate do tecido! Embora cada caso seja diferente, alguma forma de reabilitação física será sua resposta. O exercício é um remédio, não apenas por causa dos benefícios da reabilitação, mas também porque você está sempre no controle. Se você quiser saber mais sobre atividade física e alívio da dor, abordarei aqui.

Devido à grande complexidade da dor, esta obviamente não é uma lista completa. O que espero que ele ofereça, no entanto, é uma base sólida para você começar a pensar sobre o alívio da dor da maneira certa. Na maioria das vezes, você terá que fazer algumas pesquisas profundas para chegar ao fundo do que está causando seu desconforto. Por mais desafiador que isso possa ser, quero encorajá-lo de que há liberdade esperando por você do outro lado!

** Observação rápida: se você é massoterapeuta ou trabalha na área de terapia manual, adoraria saber sua opinião! Vamos manter essa conversa entre as profissões. Além disso, se você for um paciente que recebeu massagem terapêutica como opção de tratamento, gostaria de ouvir sua perspectiva! Quanto mais nos engajamos neste diálogo, melhor podemos estar todos na mesma página daqui para frente.

Para encerrar,

Por mais maravilhosas que sejam as massagens a curto prazo, são uma solução pobre para o alívio sustentável da dor. Isso ocorre porque você está se tornando dependente de uma opção de tratamento que não pode progredir em sua reabilitação. Isso não apenas atrasa o processo de cura, mas começa a distorcer seu relacionamento com a dor em um ciclo interminável de expectativas irreais que nunca são atendidas.

Felizmente, há esperança para você. Cada um de vocês, independentemente do seu estado atual, pode começar a ganhar o controle de sua saúde mais uma vez. Assim que reconhecermos as complexidades da dor, poderemos abordar as muitas causas potenciais que podem estar causando o desconforto. Depois disso, é apenas uma questão de buscar recursos qualificados, trabalhar e jogar o jogo longo.